quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Origem de Barra Mansa (part 3)

   Nossa História   

                                                                                                             



Praça Ponce de Leon e Matriz
Praça Ponce de Leon ao fundo a Matriz atualmente


O terreno que hoje se conhece como Praça Ponce de Leon e a Matriz de São Sebastião foram doadas pelo Cel. Custódio Ferreira Leite, o Barão de Aiuruoca. Começou em 1820 a fundação do Largo da Vila que logo após passou a se chamar Largo da Matriz.
A construção da Igreja Matriz se deu em 1839 pelo Capitão Antônio Marcondes do Amaral. Em 1859 foi concluída pelo tenente Manuel Carlos de Barros.

O Largo da Matriz foi ajardinado em 1880 pelo francês Auguste. Já em 1893, passou por uma novas reformas com a presença do bispo do Rio de Janeiro.

O nome da praça, "Ponce de Leon" foi adotado em 1907 em homenagem ao Dr. Adolfo Pereira de Burgos Ponce de Leon.

Foi reformada por diversas vezes como a de 1931 onde o então prefeito Izimbardo Peixoto colocou fontes luminosas ao longo da praça. Em 1939, ano de seu centenário, reformou-se o assoalho e a pintura e em 1959, alterou-se a sua forma interna e externa.




Texto por: Luís Taúrcio



                                                                                                              

2 comentários:

J.F.M disse...

Antes de tudo me desculpe pela intromissão.
A postagem não deveria ser continuação do “Origem de Barra Mansa” até porque o teor da atual postagem, não se trata necessariamente da Origem de Barra Mansa a qual já foi contadas nas postagens ‘parte 1’ e ‘parte 2’ a que se segue:
A concessão da primeira sesmaria em 1764 e subsequente exploração do território através de varias outras concessões ao final do século XVIII e inicio do século XIX, quando surge o primeiro núcleo urbano a margem direita do rio Paraíba, período em que o povoado se torna conhecido como Posse e mais tarde como São Sebastião da Posse. A urbanização do futuro município começa de fato com a construção Igreja Matriz e a Cadeia Publica, ao passo que às margens do rio Paraíba são construídos grandes armazéns de café que eram transportados via fluvial. O Ritmo forte da expansão cafeeira implica na expansão da área urbana e instalação da Estrada de Ferro. Barra Mansa é terminantemente declarada município em 15 de outubro de 1857 quando no mesmo ano se dá inicio a construção de sua área central composta pelo parque Centenário, a câmara municipal (Palácio Barão de Guapy) e a estrada de Ferro Dom Pedro II.

A atual postagem “praça Ponce de Leon e Matriz” não tem o valor amplo da Origem do Município de Barra Mansa, mas trata de forma mais restrita a “Origem” da Praça Ponce de Leon.
Acredito que o Quadro “Nossa Historia” não é o mais adequado ao porte da postagem, o mais cabível seria “Curisosidades”, até porque o post é praticamente uma nota curta.

J.F.M disse...

Fico Feliz de ver que você volta a se dedicar ao blog. Havia pensado que teria realmente desistido do pequeno projeto.
O novo tema é bonito e leve, mas as barras ainda estão em laranja deixando um pouco desarmônico, um azul escuro cairia bem. Não se esqueça de linkar os títulos de quadros, é algo que deixa o acesso a outras postagens mais pratico.
E não troque a senha.