domingo, 14 de outubro de 2012

Inês: Desistir Jamais!*








   Crítica Exposta   








A estrela do PT de Barra Mansa, Inês Pandeló já foi ainda mais brilhante quando foi eleita prefeita de nossa cidade em 1998. Nos últimos anos sua estrela vem sendo ofuscada em consequência de medidas tomadas em seu governo, como por exemplo, o aumento do IPTU (o que era de se entender já que assumiu uma prefeitura quebrada, devendo 3 meses ao funcionalismo, além de outros fatores. Logo no início do mandato foi surpreendida por catástrofes naturais causando à cidade sérios estragos. Sim, aumentou o IPTU, mas de que outra forma poderia tirar a cidade da lama com o governo estadual e federal como oposição e as escassas verbas vindas para o município?). Mesmo com uma maior experiência e contatos políticos importantes, a deputada estadual ficou em terceiro lugar nas eleições deste ano conseguindo 20.513 votos.

(...)"Se todas as pessoas que não compareceram tivessem ido e escolhido um dos candidatos que perderam , o resultado seria diferente. Mas não foi assim. A campanha terminou e a vida política continua normalmente", considerou ao jornal aQui.

A assessoria de imprensa da deputada declarou que Inês não irá colocar nenhum empecilho caso o prefeito eleito Jonas Marins a procure para liberação de verbas para obras e projetos vindouros, já que é deputada e tem um carinho grande por Barra Mansa e em momento algum deixará de atender o município por questões políticas.

Mesmo sendo derrotada pela terceira vez consecutiva, Inês não se deu por vencida e não descarta a possibilidade de se candidatar mais uma vez em 2016. Inês disse que "de tudo isto fica uma lição: perdemos as eleições municipais, mas não saímos derrotados"

*Texto extraído do Jornal aQui (ano 12, nº 812; pág. 18) com alterações.

NOSSAS CONSIDERAÇÕES

Que Jonas Marins ganhou a prefeitura já não é novidade, mas deveríamos analisar o fato de que foi uma vitória com grande número de oposição (55,10% considerando os eleitores de Inês Pandeló e Zé Renato).

Acompanhamos suas campanhas, assistimos e comparecemos a debates, e analisamos de forma mais crítica os três candidatos:

Zé Renato não possuía propostas que fossem consistentes, visto que pouco foi feito em seu governo, onde mostrava obras que na realidade não eram originárias de seu mandato, e as que eram não atendiam às demandas do nosso município.

Jonas Marins diz estar preparado, porém, nem o próprio imaginava que ganharia, já que nesta eleição pretendia conquistar visibilidade para vencer a próxima de 2016. Além do mais, suas propostas se mostravam fracas, que não convinham com a realidade da cidade (terceirização da saúde, por exemplo). Suas melhores propostas pareciam ser copiadas da deputada Inês como o Plano de Cargos e Salários, no qual mostrava não possuir um pronto, ao contrário da candidata concorrente.

Inês Pandeló se mostrava preparada, experiente e com as melhores propostas seguindo a realidade de Barra Mansa. A articulação política de Inês e suas companhias era o que tinha de melhor para trazer recursos para dar início a projetos para a saúde pública, educação, lazer e infraestrutura para atrair novas indústrias e incentivar a permanência das que aqui estão.

Mas já que uma parcela da população elegeu Jonas, exercendo a cidadania dada por direito, o que nos resta é analisar, fiscalizar e participar dos rumos de nossa cidade. Desejamos um bom trabalho ao futuro prefeito, e uma boa consciência aos cidadãos.


Texto por: Luís Carlos Taúrcio Junior
                 Júnior Félix de Macedo

Nenhum comentário: