domingo, 24 de fevereiro de 2013

Reciclagem, o seu lixo tem valor


                                                                                                             




 O Brasil perde cerca de R$ 8 bilhões/ano por deixar de reciclar os resíduos. Nos últimos anos, o volume de lixo urbano reciclado no país aumentou. Entre 2003 e 2008, passou de 5 milhões de toneladas para 7,1 milhões, equivalente a 13% dos resíduos gerados nas cidades, segundo os dados do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre). 

 O alumínio é campeão de reciclagem no país, com índice de 90%, segundo os Indicadores de Desenvolvimento Sustentável de 2010 do IBGE. Isso se deve ao alto valor de sua sucata, associado ao elevado valor gasto de energia necessário para a produção de alumínio metálico.



Curitiba, uma das cidades que mais recicla

 Uma das cidades do Brasil que mais recicla e vem investindo muito neste tipo de trabalho é a cidade de Curitiba, PR. A cidade tem duas iniciativas públicas para coletar materiais: o Lixo que Não é Lixo, em que caminhões recolhem detritos que são reaproveitáveis em toda a cidade três vezes por semana, e o Cambio Verde, que troca lixo por alimentos. 

 Em 2011 foram coletadas na cidade 29.619 toneladas de resíduos recicláveis, incluindo o trabalho de catadores informais. Enquanto a coleta de lixo comum aumentou 28% nos últimos sete anos, a de lixo reciclável aumentou 200%. "De todo o lixo gerado, 22% vão para a reciclagem" explica Edélcio Marques dos Reis, diretor do Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Meio Ambiente de Curitiba. "Se considerarmos apenas o lixo domiciliar, estaríamos na casa dos 30%". 

 O programa Lixo que Não é Lixo existe desde 1989, e o envolvimento da população é grande, embora a prefeitura não tenha indicadores do percentual de casas em que o lixo é separado. Caminhões-baú passam tocando o sino e recolhendo materiais recicláveis. Já o programa Câmbio Verde começou em 1991 e tem 90 pontos de troca, com participação mensal média de 7.259 pessoas, que recebem 77,5 toneladas de alimento e entregam 310 toneladas de resíduos recicláveis.

 Todo o material recolhido é encaminhado à Usina de Valorização de Rejeitos, administrada pelo Instituto Pró-Cidadania de Curitiba. Depois de separados, os materiais são vendidos para indústrias que os utilizam como matéria-prima.
 A renda é revertida para ações sociais. O papel é campeão de separação, com 37% de todo o lixo reciclável que vai para a usina - 23% são plásticos; 20% são vidros; 14%, metais e 4% do tipo longa vida. Estima-se que os catadores de papel retirem das ruas da cidade cerca de 370 toneladas de lixo reciclável por dia, movimentando R$ 780 mil por mês. 



Exemplos de países da Europa

 Alguns países da Europa, como a Inglaterra, já perceberam a importância da reciclagem para o meio ambiente e economia do país. 

 A prefeitura de Londres está ganhando dinheiro com o lixo que a população recicla. De baterias usadas a fita cassete, tudo que não serve mais se transforma em lucro. 

Não é baldio, mas é um terreno e está à disposição de todo e qualquer tipo de lixo. Esse é considerado um dos símbolos da sociedade moderna, um centro de reciclagem. Tudo separadinho, tudo organizado. Cada morador leva seu próprio entulho e uma placa informa onde descarregar o carro. 

 As administrações regionais usam o lucro para manter a coleta do lixo comum, de casa em casa. Com o troco ainda pagam serviços sociais, como iluminação pública, transporte escolar e assim por diante. "O mais importante é que não estamos mais sujando tanto o meio ambiente", diz o usuário do sistema. 

 O administrador de um dos 15 centros de reciclagem da capital britânica acha que este é um bom exemplo para países em desenvolvimento como o Brasil. "No começo teve gente que achou ruim ter que vir até aqui. Queriam que coletássemos em casa, como fazemos com o lixo de cozinha. Mas com o tempo as pessoas aprenderam que isso é bom para todos", afirma.

Aqui no Brasil, uma pesquisa do Ibope também mostrou uma contradição. Enquanto 92% dos entrevistados disseram que a separação do lixo reciclável é uma obrigação da sociedade, só 71% admitiram fazer isso em casa.




Fonte: Eco 4 U

              O Globo

              G1

                                                                                                             

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Prefeito de Barra do Piraí recorre ao TRE contra cassação

   Região   

                                                                                                             


  O prefeito de Barra do Piraí, Maércio de Almeida (PMDB), entrou com recurso no dia 19, terça-feira, no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro e na filial do município contra a decisão do juiz eleitoral da 93ª zona, Maurílio Teixeira de Mello Júnior, que cassou seu mandato e de seu vice, Norival Garcia da Silva Júnior, o Doutor Junior (PV).

 No recurso, o prefeito solicita que seja mantido seu mandato e que os eleitos despachem normalmente no Executivo até que haja o julgamento em segunda instância, sem que o presidente da Câmara Municipal, Monteiro de Jesus (PRB) assuma a prefeitura, conforme determinação do juiz. Além disso, Maércio solicita reavaliação da defesa enviada pelos advogados dos acusados. Se perder no TRE, o prefeito ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.

 Na justificativa de cassação, o juiz avaliou que os eleitos utilizaram de forma indevida meios de comunicação do município e abusaram do poder político durante a campnha eleitoral de 2012. Conforme as alterações provocadas pela Lei da Ficha Limpa, o juiz determinou que os eleitos ficassem inelegíveis por oito anos, juntamente com o ex-prefeitod a cidade, José Luiz Anchite (PMDB), também condenado por abuso do poder.

 Caso o recurso seja negado e os advogados do Executivo não consigam reverter a situação, novas eleições serão realizadas em um período de até 90 dias, já que a chapa encabeçada pelo PMDB obteve mais de 50% dos votos válidos no último pleito contra 32,77% dos autores da ação, Mario Esteves (PRB) e Luiz Roberto Coutinho (PP).


Fonte: Diário do Vale

                                                                                                             

O lixo que se acumula em Volta Redonda

   Região   

                                                                                                             

Foto: Gabriel Borges (Diário do Vale)


 O lixo em Volta Redonda continua acumulando e na sexta-feira (15), o prefeito Antônio Francisco Neto estipulou que a empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, a Multiambiental, tinha até a noite de domingo para para normalizar o serviço. Mas, mesmo com a reunião entre o chefe do Executivo e os diretores da empresa, moradores de bairros como o Complexo Vila Brasília e Caieiras continuam reclamando do serviço.

 O secretário de Serviços Públicos, Edson Carrá, afirmou que nove caminhões estavam em operação para a coleta do lixo do último sábado (16), e que mais um passou a operar no dia seguinte. Ele complementou que a empresa está sendo multada conforme a quantidade de lixo que não for recolhida da cidade do aço.



Fonte: Diário do Vale

                                                                                                             

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Plano Estadual de Cultura será discutido ainda em fevereiro

   Notas  

                                                                                                             

  No dia 27 de fevereiro, em Barra Mansa, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro promove uma reunião regional do Médio Paraíba com o objetivo de apresentar e debater o Plano Estadual de Cultura.

 Segundo informações do secretário de cultura do município, Cláudio Chiesse, o encontro reunirá gestores e agentes culturais de 11 municípios da região para debater as propostas contidas no plano.

 Cláudio explicou que o Plano Estadual de Cultura está sendo criado a partir de diálogos com gestores dos 92 municípios do Estado, representantes de entidades, agentes culturais, artistas, Comissão de Cultura da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e o Ministério da Cultura.

 Chiesse afirmou que depois da Lei Estadual de Cultura, serão definidas as ações e metas do Plano, derivadas de diretrizes e estratégias.



 Fonte: Diário do Vale

                                                                                                             

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Convite


                                                                                                             




  Estamos muito felizes em tê-lo aqui, se você gostou de nossa página, que tal curti-la no Facebook ou então segui-la no Twitter ou este blog?

 É muito fácil! Para seguir o Espaço Barra Mansa no Facebook basta clicar neste link: Espaço Barra Mansa no Facebook.

Para seguir-nos no Twitter basta clicar neste link: @ebarramansa

Para seguir nossa página é necessário apenas participar deste site em nossa página inicial.

Não esqueça de comentar nossas atualizações!


                                                                                                             

Ria se Quiser: Renúncia do Papa e corpos celestes

   Ria se quiser   

                                                                                                             




E se caísse bem ali?





















Faça como o Papa, Renan!



O que é proibido é...


                                                                                                             

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Jonas recebe Pandeló em seu gabinete

   Geral   

                                                                                                             





 O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, se reuniu nesta sexta-feira (15) em seu gabinete com a deputada estadual Inês Pandeló.
 O encontro foi algo especial para a parlamentar já que desde 2003 ela não entra no gabinete do chefe do Executivo visto que era barrada pelo ex-prefeito Roosevelt Brasil.

 Participaram também da reunião os secretários Ronaldo Alves e Juarez Magalhães, das secretarias de Planejamento Urbano e Habitação e Interesse Social, respectivamente.

 Durante a reunião, a deputada anunciou que incluiu emendas no orçamento estadual no valor de R$ 250 mil para Barra Mansa. 

 "Em breve, vamos anunciar como esse dinheiro será usado na cidade", ressaltou.

 Além disso, Inês citou um novo programa que será lançado pelo Governo Estadual, intitulado "Bairro Novo". Programa este  que investirá em obras de infra-estrutura e asfaltamento nos bairros das cidades fluminenses.

 "Vamos batalhar para incluir Barra Mansa e beneficiar o maior número de bairros do município.", garantiu a deputada.




Fonte: Foco Regional

                                                                                                             

Bienal de Bolso 2013 em Volta Redonda

   Cultura   

                                                                                                             


                                                                                                             

Jorge Bittar busca recursos para Escola Técnica

   Geral   

                                                                                                             


Foto: Joseane Ramos

  O deputado federal Jorge Bittar (PT) participou na quinta-feira (14) de uma reunião com o prefeito Jonas Marins e parlamentares aliados ao PT, inclusive com Inês Pandeló.

 O objetivo era conhecer a nova administração e identificar as principais necessidades da cidade. Durante a reunião com o prefeito, o deputado afirmou a possibilidade de se construir uma Escola Técnica Federal em nossas terras. 

 Outro ponto discutido, segundo o Bittar, foi o saneamento e os recursos hídricos do município, onde disse que o projeto precisa ser reestruturado e há muitas possibilidades de se encontrar soluções. O deputado ressaltou que quando se tem uma boa administração, o governo investe ainda mais na cidade.

 Além disso, Jorge disse que irá buscar junto aos Governos Federal e Estadual recursos para estruturar os locais onde desabaram três prédios no bairro Ano Bom. 


Fonte: Diário do Vale

                                                                                                             

Feconstrusul será realizada em maio

   Notas   

                                                                                                             




  O Parque da Cidade sediará entre os dias 23 e 26 de maio a 6ª edição da Feconstrusul (Feira de Construção do Sul Fluminense). A data foi escolhida pelos organizadores para ser compatível com ao Feirão Regional da Casa Própria promovido pela Caixa Econômica Federal. 

 Jonas Marins se reuniu pela terceira vez com os organizadores do evento assegurando que a prefeitura vai ajudar na negociação com patrocinadores. 

 A secretaria de Habitação também esteve participando da reunião e salientou a importância da feira para o desenvolvimento do setor em Barra Mansa.

Fonte: Diário do Vale


                                                                                                             

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Império de Saudade e Pulo do Sapo vencem carnaval de Barra Mansa


                                                                                                             



 O carnaval de Barra Mansa tem como campeão o G.R.E.S. Império de Saudade, a escola que completa seu 10º aniversário em setembro conquistou seu título com o enredo "Danças". 
 O segundo lugar ficou para o G.R.E.S. Unidos da Boa Sorte e o terceiro para o G.R.E.S. Mocidade de Vila Maria.

 A escola campeã considera que este é o melhor presente visto as dificuldades enfrentadas antes do Carnaval. A bateria envolvente intitulada "Ousadia Pura" foi comandada pelo mestre Kayke do Surdo.

 Já nos blocos o campeão foi o Pulo do Sapo que conquistou o bicampeonato. O bloco homenageou o filho da presidente Maria Aparecida da Silva Noronha, Maikel Zamir, falecido há 11 meses por afogamento em Seropédica. 

 A presidente decidiu homenageá-lo por conta de que seu filho adorava o carnaval e o tema do bloco foi "Saudade sim. Tristeza não"

 O segundo lugar ficou para o bloco Império da Banda G que estava em primeiro por um ponto de diferença, mas perdeu dois pontos por conta de que na ala das baianas apresentava seis componentes e o regulamento exigia oito.   Em terceiro lugar ficou o Bloco Carnavalesco Acadêmicos da Periferia Leste.


 Todas as escolas e blocos receberam troféus e o primeiro colocado entre as escolas e blocos receberão R$ 500,00. 

 No próximo domingo, 17, às 11 horas, em frente ao Palácio Barão de Guapy, no centro da cidade, a Liac (Liga Independente das Agremiações Carnavalescas) premiará os melhores destaques como melhor casal mestre-sala e porta-bandeira e melhor Bateria. O evento é apoiado pela Fundação de Cultura de Barra Mansa.


 O Carnaval barramansense foi um dos melhores, visto que não houve vandalismo e ocorrências graves como brigas ou tumultos. 

 A organização foi boa, algumas coisas poderiam ser melhoradas. 

 Isto mostra que o nosso carnaval está de volta, melhor que em um local como o Parque da Cidade, segundo nossa opinião.

 Que venha mais carnavais! 

                                                                                                             

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Carnaval de Barra Mansa 2013

   Cultura   

                                                                                                             

(foto: Tuca Ramos)

 Carnaval de Barra Mansa segue muito animado, cerca de 20 mil pessoas compareceram ao terceiro dia de folia (Domingo 10/02). Os blocos de folia Bloco do Boi e Bloco Feliz da Vida fizeram a alegria de milhares de barramansenses. Logo após o desfile, a maioria dos foliões foram para o baile carnavalesco no Ilha Clube.

 Ontem, 11, Também tiveram desfiles das agremiações na Av. Joaquim Leite, desfilaram o Bloco da Periferia Leste, Império da Banda G e Pulo do Sapo. A festa carnavalesca conta com a presença desde a melhor idade até as pequeninas crianças, uma festa contagiante com muita alegria, além disso, o carnaval contou com presença de vários políticos locais como a Deputada Estadual Inês Pandeló e o Vereador Beleza.

 A apuração dos votos para se eleger a escola campeã de Barra Mansa acontecerá no Ilha Clube, no bairro Ano Bom, hoje, 12, às 15h.

                                                                                                             

Projeto de Jean Wyllys protege direito trabalhista de crianças e adolescentes


   Grandes causas   

                                                                                                             



Projeto do Deputado Federal Jean Wyllys que busca proteger o direito de crianças e adolescentes, em situações de trabalho de risco, e também que institui a idade de 16 anos como idade mínima para admissão ao trabalho.

Projeto de Jean Wyllys protege direito trabalhista de crianças e adolescentes

                                                                                                             

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Impeachment do Presidente do Senado, Renan Calheiros

   Grandes Causas   

                                                                                                             




 É de conhecimento do povo brasileiro que Renan Calheiros foi eleito presidente do Senado por uma votação secreta que deu a ele 56 votos.
 É de conhecimento do povo brasileiro os escândalos de corrupção deste político, por isso, para impedir este circo de horrores que assolam nosso país o Avaaz.org faz uma campanha para recolher assinaturas para que chegue ao Congresso e exigir que o povo brasileiro seja ouvido.

 Segundo a Constituição brasileira "A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projeto de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído por pelo menos cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles." 

 Junte-se a nós! Vamos exigir a revogação do presidente do Senado, Renan Calheiros!


Clique no link: Impeachment do Presidente do Senado, Renan Calheiros 





"A DEMOCRACIA NÃO SE LIMITA AO VOTO"


                                                                                                             

Sindicato Rural de BM recebe encontro regional

   Região   

                                                                                                             


 Aconteceu ontem na sede do Sindicato Rural de Barra Mansa, no bairro Ano Bom, um encontro regional, onde a Secretaria Estadual de Agricultura apresentou novas resoluções do governo federal relacionadas ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), além de difundir e tirar duvidas sobre esse benefício.
 Além de Barra Mansa, participaram do evento representantes de secretarias municipais do setor de Barra do Piraí,Resende, Valença e Volta Redonda.

 Segundo o engenheiro agrônomo Luiz Sérgio, o recurso é destinado para o pequeno produtor ou pessoa que trabalhe com a terra possa adquirir sua terra. Ao conseguir o financiamento, a pessoa receberá o montante para comprar, no caso da região é de R$ 40 mil, e terá 20 anos para quitar o financiamento, mas podendo ser prorrogado de acordo com a nova resolução.
 Sobre os juros, Luiz Sérgio declarou que os juros do início do programa, antes chamado de Banco da Terra, era de 8% ao ano, até o ano passo era de 4%, e, segundo a resolução desse ano, o valor passa a 2% anual.

 O vereador Beleza, que também participava do evento, disse que o valor é insuficiente para a região, ele declarou que o programa é a melhor maneira de se fazer a reforma agrária, mas precisa ser melhorado. O vereador ressaltou que em São Paulo, o teto é de R$ 80 mil e o alqueire do Estado é metade do preço que do Rio de Janeiro. 

"O governo precisa ver que as atividades agrícolas do Estado estão fortes", declarou


Fonte: A Voz da Cidade