sábado, 13 de outubro de 2012

Educação poderá se tornar um caos em 2013


   Geral   



Um acordo feito entre o Estado e nossa cidade (assim como em outras) o Ensino Fundamental do segundo seguimento (6º ao 9º ano) será extinto das escolas estaduais passando a responsabilidade para o município.

Seria uma boa iniciativa se não houvessem os "poréns". Algumas localidades de Barra Mansa não possuem escolas municipais que atendam estes anos escolares, por exemplo, o distrito de Floriano que, segundo o jornal Diário do Vale, não possui uma escola municipal que ofereça o segundo segmento. Os alunos então teriam de ir estudar no centro da cidade ou em algum bairro próximo (o bairro mais próximo do distrito pode chegar a 1 hora de distância dependendo do trânsito), além de oferecer riscos, já que o trajeto segue pela Rodovia Presidente Dutra (BR 116).

Segundo alguns moradores, a cidade de Porto Real tem uma boa estrutura para acolher os alunos, mas ees pagam impostos e votam em Barra Mansa, então querem ter os mesmos serviços que em qualquer outro bairro.
Uma saída encontrada seria de disponibilizar transportes gratuitos aos alunos, porém muitos acreditam que os estudantes são jovens demais para correr tais riscos ao atravessar a BR 116.

Além destes problemas ocasionados pela falta de escolas em Barra Mansa, há outros que vão além, como o de filhos de moradores da zona rural que estudam no distrito, não é viável que estes estudantes atravessem 3 km para pegar ônibus na Dutra arriscando suas vidas todos os dias.

A Secretaria de Educação informou que está sendo feito um levantamento para adequar e absorver os alunos da melhor maneira possível. E ainda ressaltou que estão fazendo o possível para matricular as crianças nas escolas mais próximas da residência.

FONTE: Diário do Vale

Luís Carlos Taúrcio


Nenhum comentário: