Nossa Historia
Em 03 de Outubro de 1832 foi fundada a Vila de São Sebastião de Barra Mansa, e a partir dai uma série providências foram tomadas no sentido de urbanizar seu território como a construção da Igreja Matriz e a Cadeia Pública.
Na primeira metade do século XIX a trama urbana se expande até as margens do Rio Paraíba do Sul, ligadas por transporte fluvial. Novos caminhos são abertos e a Vila passa a apresentar-se como centro de serviços e comercialização das propriedades rurais. São construídos grandes armazéns para deposito de café às margens do Rio Paraíba, por onde se transportava a produção.
A Produção do café imprime novo ritmo no processo de urbanização de Barra Mansa. O aumento cada vez mais expressivo da produção cafeeira, na segunda metade do século XIX, além de contribuir para o incremento a expansão da área urbana, implicou no interesse pela construção da Estrada de Ferro (atual Central do Brasil) e ouras melhorias.
Barra Mansa foi declarada município em 15 de outubro de 1857, iniciando-se no mesmo ano a construção de sua casa de câmara. Para expressar sua afirmação como importante núcleo regional, a cidade conheceu intervenções urbanas marcantes neste período As mais significativas concentram-se na reformulação de sua área central, onde se localiza o conjunto formado pela sede da câmara Municipal (1861), pela antiga estação da Estrada de Ferro D. Pedro II (1871) e pela praça da Bandeira (hoje conhecida por Parque Centenário ou Jardim das Preguiças) o qual foi projetado pelo paisagista francês Auguste François Marie Glaziou.
Texto por: Júnior Félix Macedo
Um comentário:
Olá Gabriela!
Muito obrigado por ter gostado do blog.
Também adorei sua página!
Estamos te seguindo também
Beijos
Postar um comentário