Em alusão ao dia mundial de combate a Hanseníase celebrado no próximo domingo, 27, todas as unidades básicas de saúde de Barra Mansa estão fazendo durante o mês ações de prevenção, conscientização e enfrentamento da doença.
Atualmente, o programa de atendimento do município atende a 12 pacientes em tratamento e faz acompanhamento a outros 30. Toda a medicação é gratuita, além de acompanhamento médico e fisioterápico. Uma vez por mês as famílias participam de grupos de auto cuidado, onde esclarecem suas dúvidas sobre a doença.
Conheça a doença
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa. Os principais sinais e sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas tem formigamento e dormência, com diminuição ou ausência de sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque.
A transmissão acontece quando o bacilo é eliminado pela pessoa doente durante a fala, espirro ou tosse. Por isso, a importância do exame de todas as pessoas que moram ou convivem com o doente. Quem tiver alguma dúvida pode procurar a secretaria municipal de Saúde ou telefonar para (24) 3322-9192 ramal 223
FONTE: Folha Vale do Café
Nenhum comentário:
Postar um comentário