quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Risco de doenças após chuvas
De acordo com a Coordenadoria de Epidemiologia de Barra Mansa há a possibilidade de contágio de leptospirose. O contato direto com uma grande quantidade de água neste período chuvoso pode causar riscos a saúde da população.
A Secretaria Municipal de Saúde pede aos moradores que estejam atentos a algumas doenças que podem ser acarretadas graças a contaminação das águas das chuvas. As doenças que costumam ser diagnosticadas são a Hepatite A e também a diarreia; há ainda a mais grave que é a leptospirose.
A doença é causada por uma bactéria encontrada na urina de roedores, que é transmitida ao homem após um contato prolongado com a água contaminada. A bactéria se instala por meio de pequenos ferimentos ou lesões na pele e mucosas onde atinge principalmente o fígado, rins, cérebro e pulmão. Na forma mais grave pode causar falência renal, meningite, falência hepática e deficiência respiratória. Seu tratamento é feito a base de antibióticos.
O coordenador do setor de Epidemiologia da secretaria de saúde da cidade, Eduardo Lacerda orientou que os sintomas mais frequentes da doença são dores de cabeça, no corpo e na panturrilha, febre, náuseas, e que isso pode variar de um paciente a outro.
Ele nos orienta também que em caso de ter os sintomas é aconselhável procurar um médico.
É importante evitar o contato com a água das enchentes. Caso seja inevitável, Lacerda aconselha que as pessoas usem botas, luvas ou até mesmo sacos plásticos nas mãos. Se alimentos e remédios entrarem em contato com estas águas eles devem ser descartados imediatamente.
A Secretaria salientou que não houve registros de casos da doença no ano de 2012 e que também não houve ocorrências neste ano.
FONTE: G1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário